Hospital Universitário de Colônia: Medidas de emergência para desarmar bombas não detonadas!
O Hospital Universitário de Colônia se prepara para desarmar bombas não detonadas em Lindenthal, o que afetará os cuidados de saúde.

Hospital Universitário de Colônia: Medidas de emergência para desarmar bombas não detonadas!
Em Colônia-Lindenthal, os preparativos para desarmar bombas não detonadas estão a todo vapor na quinta-feira. Como Rádio Colônia relatórios, o Hospital Universitário de Colônia já tomou medidas abrangentes. O coordenador de emergência médica, Felix Koilbay, anunciou que a clínica teve que se retirar parcialmente dos cuidados de saúde regulares. Atualmente, apenas estão sendo tratadas emergências que exigem atendimento universitário máximo, o que tem sérias implicações para os cuidados de saúde na região.
“Já demos alta a várias centenas de pacientes nos últimos dias”, continuou Koilbay. No entanto, a clínica universitária está bem preparada: possui áreas especiais que resistem a um possível efeito explosivo, pelo que atualmente não é necessária a evacuação para outras clínicas.
Bombas não detonadas tornam-se um perigo
Se se verificar que se trata de bombas explosivas da Segunda Guerra Mundial, uma evacuação poderá ser necessária já na terça-feira, 20 de maio de 2025. Há também preocupações sobre uma bomba não detonada com um detonador de longo prazo, que exigiria ação imediata e poderia resultar numa evacuação em 16 de maio.
Evacuação e medidas de segurança
O Hospital Universitário de Colônia, bem como um lar de idosos próximo, já fizeram preparativos para uma possível evacuação. Os residentes são solicitados a fazer planos de evacuação e ter em mãos itens importantes, como identidade e medicamentos. “Não se esqueça de cuidar de seus animais de estimação!” é a recomendação da cidade.
Em caso de evacuação, será criado um ponto de contacto no Estádio RheinEnergie, onde poderão ficar os afectados que não encontrem alojamento adequado com familiares ou amigos. Será fornecido um ônibus para levar os moradores ao estádio, embora aqueles com mobilidade reduzida devam aguardar o atendimento do órgão de ordem pública. Alguns encerramentos de estradas e proibições de estacionamento estão temporariamente em vigor para garantir a segurança durante as medidas.
Contexto histórico e preparação em Colônia
A cidade de Colónia mostrou que está bem preparada para tais desafios. As informações sobre evacuações e possíveis perigos serão fornecidas através de vários canais, incluindo a página inicial da cidade e as redes sociais, para melhor informar os cidadãos.
O Hospital Universitário de Colônia e a administração municipal apelam a todos que cumpram as medidas de segurança, a fim de garantir a melhor segurança possível para todos. A situação continua tensa e os próximos dias serão cruciais para novos desenvolvimentos em Colónia-Lindenthal.