Colônia: A cidade mais sociável do mundo contra a solidão!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Colônia ocupará o primeiro lugar no ranking global de solidão em 2025. A cidade impressiona pela sua diversidade social e sentido de comunidade.

Köln belegt 2025 den ersten Platz im weltweiten Einsamkeitsranking. Die Stadt überzeugt mit sozialer Vielfalt und Gemeinschaftssinn.
Colônia ocupará o primeiro lugar no ranking global de solidão em 2025. A cidade impressiona pela sua diversidade social e sentido de comunidade.

Colônia: A cidade mais sociável do mundo contra a solidão!

Quem diria que Colônia era a cidade mais sociável do mundo? De acordo com um estudo recente da empresa Nova Tech, a metrópole do Reno ocupa o primeiro lugar no “Índice de Cidades Mais Solitárias do Mundo 2025” e, portanto, tem o menor risco de solidão do mundo. Em comparação com 25 metrópoles, incluindo grandes cidades da Europa e dos EUA, Colônia teve o melhor desempenho com 41,8 pontos. Já Nova York, com apenas 18,7 pontos, ficou significativamente atrás e terminou na última colocação. Então relatado Mundo.

O estudo analisou nove fatores diferentes que influenciam os sentimentos de solidão. Estes resultados positivos não são coincidência: Colónia é conhecida pela sua forte infra-estrutura social e excelentes cuidados de saúde. Isto torna a cidade particularmente convidativa para um intercâmbio animado entre os residentes, o que também é evidente em comparação com outras cidades alemãs. Além de Colônia, Berlim, Hamburgo e Munique também estão entre os dez primeiros. T on-line destaca que países como os EUA apresentam pontuações globais baixas, sendo Miami a única exceção.

Sobreviva a tempos solitários

A solidão é um grave problema social que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta uma em cada seis pessoas no mundo e, portanto, também representa riscos para a saúde. É um sentimento subjetivo que surge quando as relações sociais não são suficientes ou não atendem às expectativas. Outro exemplo que ilustra o problema da solidão pode ser encontrado no projeto de cooperação “Solidão. Novos requisitos para bairros vivos”, que investiga como as medidas de desenvolvimento urbano podem reduzir a solidão. Isso descreve bpb, como o design de espaços públicos é crucial para encontros casuais e interações sociais.

Em Colónia, as pessoas estão, portanto, a pensar em introduzir “bancos de conversação” que permitiriam às pessoas solitárias conversar. Henning Krautmacher, ex-vocalista da banda Höhner, descreve a mentalidade de Colônia como particularmente integradora e convidativa. O clima geral em Colônia é positivo, apesar da destruição deixada pela Segunda Guerra Mundial. O patriotismo local é forte e o amor pela cidade é totalmente contagiante.

Promova a união

O governo estadual da Renânia do Norte-Vestfália também planeia expandir os espaços de reunião, a fim de promover ainda mais a cooperação. Estas medidas são essenciais porque a solidão pode ser agravada pela falta de recursos sociais e de infra-estruturas adequadas. É, portanto, importante que sejam criadas iniciativas de encontros independentes do rendimento e sem barreiras, a fim de oferecer a todos os cidadãos a oportunidade de estabelecer contactos sociais. Isso cria a oportunidade para mais humanidade na vizinhança e um forte senso de comunidade.

Resta saber que efeito terão as medidas de combate à solidão, mas a evolução positiva que Colónia está a registar no ranking fala pela cidade e pelos seus residentes. Enquanto Henning Krautmacher ensaia para a comédia teatral “Finalmente Laughter Again”, ele também se concentra no que significa viver em Colônia e valorizar a comunidade. A cidade está empenhada em fortalecer a participação social – uma mensagem clara para todos que procuram um lar animado e acolhedor.