Descontroladamente sob ataque: a ponte Rahmede permanece fechada apesar dos defeitos!
Comissão parlamentar de inquérito esclarece a responsabilidade pelo dilapidado viaduto Rahmede; O novo prédio está previsto para ser inaugurado em 2026.

Descontroladamente sob ataque: a ponte Rahmede permanece fechada apesar dos defeitos!
Num assunto que aqueceu os ânimos na região de Colónia, a comissão parlamentar de inquérito ao viaduto Rahmede está a chegar ao fim. Após 37 reuniões e quase 100 testemunhas convidadas, o resultado é considerado inconclusivo. A ponte, classificada como em risco de desabamento onze meses após ter sido assumida pela nova empresa rodoviária federal, ainda tinha classificação “satisfatória” no final de 2020, o que levanta muitos questionamentos sobre a qualidade dos testes. O que é particularmente explosivo é que foi determinado em 2014 que a ponte não poderia mais ser renovada, mas a nova construção foi repetidamente adiada. Ainda não está claro quem é o responsável por esta miséria, como relata ksta.de.
Um foco central está nas declarações do primeiro-ministro Hendrik Wüst. Enfatizou que sempre confia no julgamento dos seus especialistas e não intervém nas suas decisões. Durante o interrogatório das testemunhas, o deputado do SPD, Gordan Dudas, não conseguiu obter qualquer informação incriminatória. Wüst argumentou que devido aos resultados estáveis dos testes, a construção de uma nova ponte não foi considerada uma prioridade e a Ponte Rahmede não foi levantada como um problema. Apesar destas explicações, permanece na sala uma acta explosiva da reunião de Setembro de 2021, que documenta “enormes défices” na ponte e recomenda uma substituição rápida. A situação foi ainda mais complicada por tabelas internas que mostraram numerosos defeitos na ponte já em maio de 2021.
Caos no trânsito e danos econômicos
O encerramento da ponte Rahmedetal em dezembro de 2021 marcou um ponto de viragem. Este foi fechado devido a grandes defeitos que foram descobertos durante uma inspeção especial. As consequências foram devastadoras para a região: milhares de veículos foram desviados para cidades estreitas, os residentes sofreram com o ruído e os gases de escape e as empresas e companhias de navegação tiveram de enfrentar engarrafamentos significativos e perda de tempo. Os danos económicos são estimados em milhares de milhões, como relata zdf.de.
De acordo com um estudo da T&E, mais de um terço de todas as pontes em autoestradas e autoestradas federais estão degradadas e necessitam de reabilitação ou substituição completa. A comissão de investigação, que tenta esclarecer os atrasos na nova construção da Ponte Rahmede, referiu-se agora ao ano de 2025 - originalmente a nova construção deveria ter começado em 2017. Neste contexto, a oposição levantou questões sobre a responsabilidade do Ministério dos Transportes e o papel do Wüst.
Vista do novo prédio
A nova ponte Rahmedetal está sendo construída em tempo recorde e tem inauguração prevista para a primavera de 2026. O ministro federal dos Transportes, Patrick Schnieder, garantiu que as primeiras partes da nova ponte estarão disponíveis em breve. Esperemos que sejam tiradas lições desta situação e que tal miséria não volte a acontecer.