Choque térmico: O tráfego ferroviário na Alemanha foi fortemente perturbado – passageiros afetados!
As altas temperaturas perturbam o tráfego ferroviário na Alemanha: atrasos, cancelamentos e medidas preventivas contra condições meteorológicas extremas.

Choque térmico: O tráfego ferroviário na Alemanha foi fortemente perturbado – passageiros afetados!
As altas temperaturas estão contribuindo para atrapalhar o tráfego ferroviário na Alemanha. De novo Diário da Cidade de Colônia Segundo relatórios, não só a Deutsche Bahn, mas também outras empresas ferroviárias estão a sofrer com cancelamentos e atrasos de comboios. As causas são rapidamente identificadas: interruptores quebrados e motores superaquecidos estão no topo da lista de problemas. Particularmente na Baixa Saxónia, Saxónia-Anhalt e Hamburgo, ocorreram encerramentos de rotas devido a incêndios em aterros, que foram promovidos pelo calor extremo.
Na Renânia do Norte-Vestfália, vários operadores ferroviários alertam que mais de 30 linhas estão afetadas. Para garantir um certo nível de mobilidade aos passageiros, foram utilizados autocarros de substituição. Pela manhã houve pelo menos uma normalização do tráfego ferroviário. Mas isto é apenas uma gota no oceano; Outras restrições climáticas extremas estão no horizonte e as equipes de reparos estão prontas para responder às tempestades iminentes.
O risco do aumento das temperaturas
A situação atual reflete uma tendência preocupante que também... notícias diárias mostrou. As alterações climáticas não só têm impacto nas temperaturas, mas também levam ao aumento de inundações, deslizamentos de terra e tempestades. É dada especial atenção às rotas da Deutsche Bahn, 70% cobertas por árvores. Mas apenas cerca de metade destas árvores pertencem à ferrovia, o que torna essencial a cooperação com as autoridades de conservação da natureza e os proprietários.
A responsabilidade é grande porque, embora as fortes tempestades ocorressem principalmente nos meses de outono e inverno, estamos agora a assistir a uma mudança nos fenómenos meteorológicos. Um galho quebrado danificou gravemente um trem ICE perto de Colônia-Mülheim – outra indicação de que a natureza está se tornando mais imprevisível. O risco aumentou e as previsões da saúde das árvores muitas vezes não são confiáveis. O galho não apresentou anormalidades durante a última inspeção antes de quebrar.
Medidas e ajustes
Para enfrentar os desafios das alterações climáticas, a Deutsche Bahn tem vindo a desenvolver medidas preventivas desde meados da década de 2010. Um estudo recente do Instituto Potsdam para Pesquisa do Impacto Climático mostra que podemos esperar um aumento de dias quentes e invernos menos rigorosos até 2060. Ferrovia alemã sublinha que nos próximos anos está previsto um novo aumento de fenómenos meteorológicos extremos, como chuvas fortes e granizo.
Graças à manutenção ecológica intensiva na via, utilizando novas tecnologias e custos de pessoal mais elevados, os danos causados pelas tempestades causados pela queda de árvores foram reduzidos em 25 por cento desde 2018. A ferrovia investe 125 milhões de euros anualmente na impermeabilização da sua infraestrutura. Estes investimentos não são apenas necessários, mas também essenciais para manter a mobilidade do futuro.
Os problemas causados pelo calor também têm impacto nos passageiros do Flixtrain. Eles relataram que dez viagens foram canceladas e outras duas encurtadas devido ao clima extremo. O que é particularmente irritante é que os carros Flixtrain mais antigos não têm ar condicionado funcional, o que torna as temperaturas insuportáveis em dias quentes.
As condições parecem ser difíceis não só para o transporte ferroviário, mas para todos os modos de transporte. A Deutsche Bahn continua buscando soluções para minimizar o risco de falhas e garantir o fluxo das viagens mesmo em condições climáticas extremas.