Bad Honnef inicia transição de mobilidade: nova estação ferroviária e ponte planejadas!
Bad Honnef está a promover estações de mobilidade e pontes pedonais para criar ligações de transporte sem barreiras e promover a transição da mobilidade.

Bad Honnef inicia transição de mobilidade: nova estação ferroviária e ponte planejadas!
Algo está acontecendo em Bad Honnef: os planos para a nova estação de mobilidade na estação ferroviária estão tomando forma concreta. Como ksta.de relatórios, Bernhard Rothe, chefe da divisão de desenvolvimento urbano da cidade, enfatiza que este projeto de mobilidade representa um passo significativo para uma transição de transporte sustentável na cidade. A comissão de planeamento já deu luz verde para a construção da estação móvel no terminal da linha 66 do metro ligeiro, bem como para uma ponte pedonal sobre a autoestrada federal 42, importante para a ligação à nova estação ferroviária.
O prefeito Otto Neuhoff enfatiza a urgência dessas medidas. A ponte pedonal, em particular, é considerada essencial para melhorar a conectividade. A Deutsche Bahn planeja construir a nova estação ferroviária no terminal no segundo semestre de 2026, durante um período de fechamento de seis meses. As novas plataformas serão projetadas sem barreiras e conectadas aos elevadores por meio de uma ponte, o que não só aumenta o conforto, mas também promove a inclusão.
Conceito abrangente de mobilidade
Uma ponte adicional para pedestres e ciclistas também faz parte do plano, que passa pela rodovia federal 42 até Girardetallee. Esta ponte terá aproximadamente 43,50 metros de comprimento e será equipada com elevador e torre de escadas. No entanto, a construção da torre da escada só será possível a partir de 2028, uma vez que deverá ser construída previamente uma estrutura de apoio às obras de águas residuais.
Está também previsto um nó de mobilidade que interligará de forma otimizada os vários meios de transporte. O amplo estacionamento próximo ao terminal será utilizado para esse fim, e um estudo de viabilidade prevê espaço para pontos de ônibus e um pátio da estação com plantas, árvores e assentos. Está prevista uma garagem com até 300 vagas e vagas para bicicletas na zona norte do estacionamento. Os custos estimados para estes projectos ascendem a cerca de 9,5 milhões de euros para o estacionamento e concepção de espaços abertos e cerca de 4,8 milhões de euros para as infra-estruturas e sistemas de trânsito, esperando a cidade subsídios de 90 por cento.
Desafios e vozes da política
Os VERDES de Bad Honnef fizeram campanha por uma melhoria na situação da estação e criticam a condição atual, que é negligenciada e não isenta de barreiras. Como ausbadhonnef.de relatórios, estão preocupados com os elevados custos que a cidade teria de incorrer com estas medidas, especialmente no que diz respeito à ponte para peões e bicicletas e às potenciais taxas de estacionamento que poderiam dificultar a vida dos passageiros.
A ponte planejada é descrita como arquitetonicamente excepcional, mas também cara. Até agora, a administração municipal não informou adequadamente os políticos locais sobre os custos, o que levanta questões. Além disso, o percurso até a parada pode se tornar mais longo para moradores de localidades da zona sul, o que está gerando críticas. Na reunião de desenvolvimento urbano, os VERDES também registaram sucessos na segurança de áreas na área de protecção paisagística.
Conclusão e perspectivas
Os desafios na área da mobilidade também estão presentes em Bad Honnef, como deixa claro o conselho consultivo científico do Ministro Federal da Digital e dos Transportes. A pressão sobre as infraestruturas urbanas não está a diminuir devido ao rápido aumento da procura e à necessidade de agir de uma forma mais respeitadora do clima. A transição dos transportes não é apenas uma necessidade local, mas um passo importante para o futuro, que coloca os mesmos desafios não só a Bad Honnef, mas também a muitas outras cidades. Várias abordagens, como a partilha de automóveis ou a expansão das ciclovias, são cruciais para melhorar a situação do trânsito bpb.de analisado.
Estamos entusiasmados para ver como os planos se desenvolvem e quais decisões serão tomadas nos próximos meses para moldar uma cidade mais habitável e sustentável.