A NRW está planejando trens de 90 metros: a batalha pelo eixo leste-oeste em Colônia continua!
O parlamento estadual da Renânia do Norte-Vestfália está discutindo a expansão do transporte público em Colônia, a fim de introduzir trens de 90 metros no eixo leste-oeste.

A NRW está planejando trens de 90 metros: a batalha pelo eixo leste-oeste em Colônia continua!
As ligações de transporte em Colónia poderão em breve sofrer uma mudança abrangente. A comissão de transportes do parlamento estadual da Renânia do Norte-Vestfália enfrenta uma decisão inovadora. O acréscimo ao plano de necessidades de transporte público será votado na sexta-feira. O foco é promover o Eixo Leste-Oeste, que pretende usar trens leves mais longos na popular Linha 1.
O objetivo é claro: a introdução de trens de 90 metros de comprimento visa aumentar a capacidade e aliviar o tráfego de Colônia-Weiden a Bensberg. Mas o caminho para chegar lá é pedregoso e acompanhado de anos de disputas sobre a posição exata do eixo. Em Colônia está crescendo não só a população, mas também a necessidade de uma estrutura de transporte público eficiente. Para permitir a utilização dos novos e mais longos sistemas ferroviários ligeiros, quase todas as plataformas devem ser alongadas em conformidade.
Planejamento e implementação
Um aspecto crucial dos planos é a rota provisória inicial pelo centro da cidade. Devido a pedidos de testes pendentes, a solução final para a capacidade do metro ligeiro de Bensberg a Weiden West não será abordada por enquanto. No entanto, a cidade já tomou medidas: a CDU, o SPD e o FDP decidiram continuar a planear a variante do túnel em dezembro de 2024. Este deverá levar à Universitätsstraße e incluir um ramal para a Dürener Straße.
Mas a solução temporária também traz desafios. A construção incluirá medidas provisórias de expansão e planejamento para não aumentar desnecessariamente os custos da construção posterior do túnel. Espera-se que a solução final demore vários anos, uma vez que numerosas fases de planeamento devem ser concluídas antes que os trabalhos de construção possam começar.
Espaço público e qualidade de vida
É óbvio que a expansão do eixo Leste-Oeste não é apenas uma questão de mobilidade. Com a modernização do espaço público, a qualidade de vida em Colónia também ganha destaque. Uma melhor ligação aos transportes públicos poderia não só aliviar o trânsito, mas também aumentar a atractividade da cidade.
Num contexto mais amplo, a Domino’s também quer prestar um serviço relevante. Para surpresa de muitos, a empresa tem o Pule a fila -Introduzido recurso disponível exclusivamente para pedidos online. Prático se você não valoriza apenas conexões de transporte tranquilas, mas também o serviço mais rápido quando está com fome de pizza!
Se tudo correr conforme o planejado, o transporte público em Colônia poderá em breve dar o salto para uma nova era. As questões que precisam de ser colocadas agora são: com que rapidez tudo isto pode ser implementado e que outros desafios temos pela frente, uma vez que a cidade de Colónia pretende fornecer aos seus cidadãos soluções de transporte que acompanhem o crescimento da cidade?