Colônia na febre dos festivais: desfile do CSD une mais de um milhão pela diversidade!
No dia 6 de julho de 2025, mais de 250 grupos marcharão pelo centro da cidade no CSD em Colônia para manifestar-se pelos direitos LGBTQ.

Colônia na febre dos festivais: desfile do CSD une mais de um milhão pela diversidade!
No domingo, Colônia se tornará mais uma vez o centro da comunidade LGBTQ, quando mais de um milhão de pessoas são esperadas para o Christopher Street Day (CSD). Com cerca de 250 grupos e 60 mil participantes, o colorido desfile desfilará pelo centro da cidade a partir das 11h30, acompanhado por 90 carros alegóricos festivos. Os organizadores estão a enviar uma mensagem clara: a manifestação pretende colocar os direitos das pessoas queer no centro das atenções e apontar a ameaça crescente que esta comunidade enfrenta atualmente. Alto Mundo a polícia mobilizou uma forte presença de segurança para proteger o evento.
O CSD em Colónia não é apenas um dos maiores eventos do género na Alemanha, mas também um evento importante para a comunidade LGBTIQ na Europa, comparável ao CSD em Berlim. Este ano, porém, o desfile tem uma urgência especial. A associação Cologne Pride enfatiza que as pessoas queer estão cada vez mais expostas à hostilidade. A polícia regista um aumento nos crimes anti-queer, especialmente por parte de grupos extremistas de direita. Esta evolução está a criar um clima tenso, de acordo com um relatório da ZDF descreve.
Ameaças crescentes na sociedade
Como explica o investigador de extremismo Patrick Wielowiejski, as hostilidades contra pessoas queer são motivadas ideologicamente e devem ser vistas no contexto das ideologias de direita. Nos últimos anos, o número de ataques anti-queer aumentou acentuadamente. Só em 2023, foram registados 1.785 crimes contra pessoas LGBTIQ, um aumento de 50 por cento em relação ao ano anterior. Este desenvolvimento preocupante é visto tanto por políticos como por cientistas. A Ministra do Interior, Nancy Faeser, já apelou a um processo consistente contra a violência anti-queer.
Os números actuais mostram claramente que a violência contra as pessoas queer na Alemanha não está a diminuir. Os insultos, os ataques violentos e as ameaças, em particular, estão a aumentar. Em 2023, 212 pessoas foram vítimas de violência, um aumento em relação às 197 do ano anterior. Este aumento dramático também foi relatado notícias diárias.
Um sinal de resiliência
Especialmente em tempos em que a hostilidade está a aumentar, o Christopher Street Day é um importante sinal de resiliência e solidariedade dentro da comunidade queer. Para além das festividades, o CSD é uma plataforma de luta contra a discriminação e pela igualdade. O evento comemora os acontecimentos históricos de 1969, quando o motim de Stonewall Inn marcou o início dos movimentos LGBTQ modernos.
O CSD de Colónia não é apenas um festival de cores e diversidade, mas também uma declaração poderosa contra a discriminação e a favor da aceitação. Este ano é ainda mais importante que as vozes da comunidade sejam altas e inconfundíveis. Só juntos poderemos enviar um sinal de que o desenvolvimento dos direitos das pessoas queer não é irreversível.