Novo distrito portuário em Colônia-Deutz: Começa o concurso de arquitetura!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

3.000 apartamentos e escritórios serão construídos no Porto de Deutz até 2028. O concurso de arquitetura promove o desenvolvimento urbano sustentável.

Im Deutzer Hafen entstehen bis 2028 3000 Wohnungen und Büros. Architekturwettbewerb befördert nachhaltige Stadtentwicklung.
3.000 apartamentos e escritórios serão construídos no Porto de Deutz até 2028. O concurso de arquitetura promove o desenvolvimento urbano sustentável.

Novo distrito portuário em Colônia-Deutz: Começa o concurso de arquitetura!

Muita coisa está acontecendo no porto de Deutz: um novo bairro com cerca de 3.000 apartamentos e espaço para cerca de 6.000 empregos será construído em uma área de cerca de 38 hectares. Esta transformação é um passo significativo para a cidade de Colónia e agora tomou forma concreta através de um concurso de arquitectura. Dez escritórios de arquitetura participaram do concurso e os primeiros resultados foram disponibilizados em 30 de abril de 2025. Cinco projetos foram escolhidos como vencedores. [Rundschau Online].

O júri contou com vários especialistas para fazer a seleção. Representantes da cidade de Colônia, o desenvolvedor do projeto “Moderne Stadt” e especialistas externos estiveram envolvidos e fizeram recomendações para processamento posterior. Foi dada especial ênfase ao desenvolvimento sustentável e de alta qualidade do novo espaço de vida e de trabalho, particularmente no que diz respeito à estrutura da fachada e aos espaços abertos. Stadtwerke Köln deixa claro que os projetos pretendem interpretar o modelo de desenvolvimento urbano do Bloco Deutzer, projetado pelo COBE.

Sustentabilidade em foco

O Deutzer Hafen não representa apenas espaço habitacional, mas também uma abordagem ecológica. Sistemas fotovoltaicos e jardins nas coberturas estão planejados para as coberturas dos novos edifícios. Isto não só melhorará o desenvolvimento urbano esteticamente, mas também ecologicamente. As especificações da competição visam um desenvolvimento descontraído nas bordas dos blocos, com pátios internos e saltos de altura e fachada variados. A “Moderne Stadt” GmbH, que detém mais de 80% do espaço em Deutzer Hafen, planeia desenvolver ainda mais o distrito em estreita cooperação com um investidor. Arc destaca a importância do desenvolvimento sustentável dos bairros para a resolução de problemas sociais num contexto urbano e lembra-nos que as medidas para a sustentabilidade ecológica e social também são o foco do Deutzer Hafen.

Dada a localização proeminente na bacia portuária, são impostos requisitos especiais ao desenvolvimento. Isto inclui requisitos de proteção contra inundações e uma combinação diversificada de utilizações. As primeiras medidas estruturais no estaleiro 05, que será uma das primeiras a ser implementadas, poderão começar já em 2028. As estradas e infra-estruturas necessárias deverão estar concluídas até lá. Em maio de 2025, iniciaram-se extensas obras de construção de canais na parte oriental do antigo porto industrial.

Um olhar para o futuro

O processo de desenvolvimento do porto de Deutz está longe de estar completo. Os cinco vencedores da primeira fase do concurso de arquitetura têm até setembro para refinar ainda mais os seus projetos antes que o júri se reúna novamente. Também abordará a questão de quais conceitos são sustentáveis ​​a nível económico, político e cultural. Um manual de sustentabilidade para a área já foi publicado em 2022 e visa a certificação platina. Isto irá sublinhar ainda mais o auge do desenvolvimento urbano no porto de Deutz.

Os próximos passos para a concretização do novo distrito urbano são promissores e a expectativa sobre o que aqui surgirá cresce a cada dia. Para muitos residentes de Colónia, isto significa uma perspectiva excitante que não só cria espaço para viver, mas também oferece uma combinação equilibrada de trabalho, cultura e lazer.