Colônia em estado de emergência: 7.500 moradores evacuados devido à bomba da Segunda Guerra Mundial!
Uma bomba da Segunda Guerra Mundial foi desativada em Colônia e 7.500 residentes tiveram de ser evacuados. Medidas e consequências em resumo.

Colônia em estado de emergência: 7.500 moradores evacuados devido à bomba da Segunda Guerra Mundial!
É aquela hora novamente em Colônia: hoje uma bomba da Segunda Guerra Mundial será desativada perto do hospital universitário. Cerca de 7.500 moradores do distrito de Lindenthal tiveram que deixar suas casas para garantir a segurança durante os trabalhos de desativação. Kölner Stadt-Anzeiger relata que o escritório de ordem pública já iniciou um “tour do sino” inicial para informar os cidadãos afetados. Algumas áreas em partes da clínica universitária também tiveram que ser liberadas porque também foi imposto um congelamento de admissões e os tratamentos ambulatoriais tiveram que ser cancelados.
A bomba americana de 250 quilos foi descoberta no sábado durante obras de construção, sendo necessário desativá-la agora. Isso está planejado para hoje. Mas os residentes de Colónia conhecem o jogo: bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial são regularmente encontradas na cidade, o que muitas vezes leva a evacuações e a extensas medidas de segurança. No início de Junho, mais de 20.000 pessoas tiveram de ser colocadas em segurança devido à desactivação de três bombas aéreas em Deutz e no centro da cidade. Esta foi a maior evacuação ocorrida em Colônia desde 1945.
Preparativos para residentes
A cidade de Colônia pediu apoio aos moradores para que possam traçar planos de evacuação. Coisas importantes para levar consigo são carteiras de identidade, medicamentos e comida para bebê. Os moradores também devem pensar em alimentar seus animais de estimação. As proibições de paragem na zona de evacuação já estão em vigor desde terça-feira e estão em vigor desde segunda-feira nas restantes zonas onde estão instalados contentores. Foi criado um ponto de contato na Theodor-Heuss-Realschule em Colônia-Sülz para aqueles que não têm opções de acomodação, como relata o WDR.
Desarmar a bomba acarreta restrições não só para os moradores, mas também para toda a cidade. O acesso ao passeio do Reno foi fechado para garantir a segurança dos transeuntes. Isto surge no contexto de uma série de descobertas de bombas não detonadas nos últimos meses, que colocaram as autoridades de segurança em alerta. No ano passado, entre 1.500 e 2.000 bombas da Segunda Guerra Mundial foram encontradas na Renânia do Norte-Vestfália, incluindo cerca de 200 de grande calibre, como revela a ZDF.
Mudanças nas operações da cidade
Os efeitos das medidas de hoje também são visíveis nos eventos e nas atividades de lazer. Vários eventos, como a apresentação do comediante Tedros “Teddy” Teclebrhan e um concerto da Orquestra Sinfônica do WDR, foram cancelados ou transferidos para outros locais. Os casais que queriam se casar na histórica prefeitura tiveram que se mudar para Colônia-Porz. O confinamento de grande parte do centro, numa cidade de 1,1 milhões de habitantes, também está a ter impacto na área circundante, com muitos residentes a procurarem refúgio com familiares ou amigos.
Colónia provou mais uma vez a importância de garantir a segurança dos seus cidadãos. As equipes de eliminação de munições explosivas são chamadas hoje e a cidade está pronta para fazer o melhor para garantir que tudo corra bem. Tendo em conta as experiências do passado recente, onde a desactivação envolveu muitas vezes um grande esforço, a população de Colónia espera que estas medidas sejam concluídas rapidamente e com sucesso.