Evacuação em Colônia: 20.000 pessoas afetadas devido ao desarmamento da bomba
Uma evacuação em grande escala ocorrerá em Colônia-Deutz em 4 de junho de 2025 devido ao desarmamento de três bombas da Segunda Guerra Mundial.

Evacuação em Colônia: 20.000 pessoas afetadas devido ao desarmamento da bomba
Medidas abrangentes de evacuação ocorrerão em Colônia-Deutz na quarta-feira, 4 de junho de 2025. A razão para isso são três bombas da Segunda Guerra Mundial que foram encontradas no estaleiro Deutz. Estas bombas, duas bombas americanas de 20 quintais e uma bomba americana de 10 quintais, estão todas subterrâneas com detonadores de impacto e precisam ser desativadas com urgência. De acordo com a Rádio Erft, a evacuação começará às 8h e afetará cerca de 20.000 pessoas na área urbana nas margens esquerda e direita do Reno.
A zona de evacuação estende-se por Colónia-Deutz e pelo centro histórico de Colónia, onde, entre outras coisas, estão afectados o Hospital Eduardus, vários lares de idosos e lares de idosos, bem como cerca de 60 hotéis e numerosas escolas. Grandes empresas, a Lanxess Arena, o Musical Dome e a Filarmónica também terão de ser evacuadas. Os visitantes do “TEDDY Show”, que estava marcado para o dia 8 de junho, devem estar preparados para o adiamento do evento; os ingressos permanecem válidos.
Desafios logísticos
O impacto da evacuação no tráfego é significativo. A estação ferroviária de Deutz estará completamente fechada a partir das 8h e o tráfego ferroviário será desviado no caminho para a estação principal de Colônia. A empresa de transportes de Colónia (KVB) também espera perturbações massivas: autocarros e comboios não irão parar na área afetada durante a evacuação, por isso faz sentido evitar esta parte da cidade naquele dia. A Deutsche Bahn também informa que numerosos comboios de longa distância não irão parar em Colónia-Deutz, o que poderá levar a atrasos, uma vez que os comboios estão a ser redireccionados numa grande área.
O primeiro toque do sino para evacuação ocorrerá na quarta-feira, a partir das 8h. Se as pessoas não saírem voluntariamente da área de evacuação, existe o risco de evacuação forçada pela polícia em casos extremos. Para garantir que tudo corra bem, a evacuação será apoiada pela polícia, possivelmente também com helicópteros e câmeras termográficas. Os residentes são expressamente aconselhados a seguir as instruções do serviço de segurança durante a evacuação, pois as detonações descontroladas representam risco de vida.
Pontos de contato e ajuda para as pessoas afetadas
Existem pontos de contacto para os cidadãos evacuados: os afetados podem reunir-se na sala de exposições 10.1, na margem direita do Reno, e na escola profissionalizante Humboldtstraße, na margem esquerda do Reno. Dado que não são permitidos animais de estimação nos alojamentos alternativos, recomenda-se que organize a sua acomodação com antecedência. Existe também uma linha de apoio ao cidadão disponível para esclarecimentos através do número 0221/221-0 ou 115, que pode ser contactado das 7h00 às 18h00. Os residentes afetados devem levar consigo itens importantes, como documentos de identificação, cartões bancários, documentos médicos e medicamentos necessários.
O “Gaffel am Dom” abre para os primeiros 100 visitantes a partir das 10h com um presente de boas-vindas e um café da manhã cervejeiro, para que o tempo de incerteza possa ser superado um pouco melhor. A cidade também recomenda a utilização de aplicações de alerta como NINA ou KATWARN para se manter informado sobre os desenvolvimentos atuais, uma vez que o momento exato em que os encerramentos serão suspensos é incerto.
A situação mostra mais uma vez que as bombas da Segunda Guerra Mundial, como afirma regularmente a ERGO, ainda representam um sério risco para os residentes locais, mesmo décadas após a guerra. As autoridades estão a fazer tudo o que podem para garantir que a evacuação e o subsequente desarmamento da bomba sejam realizados com segurança. A cidade educará os cidadãos através de canais de informação como redes sociais, rádio e, em caso de emergência, folhetos.
Tendo isto em mente, apelamos a todos os residentes de Colónia para que se preparem bem, sigam as instruções e atuem de forma solidária. A história nos lembrará que são as pequenas ações que podem realizar grandes coisas.