Fuga do hospital psiquiátrico de Colônia: a polícia procura Abdul Onstein-Karademir!
Um criminoso de 38 anos fugiu da clínica forense de Colônia em 18 de junho de 2025. A polícia procura pistas com urgência.

Fuga do hospital psiquiátrico de Colônia: a polícia procura Abdul Onstein-Karademir!
Na noite de segunda-feira, 18 de junho de 2025, uma fuga de uma clínica forense em Colônia chocou o público. Andre Onstein-Karademir, de 38 anos, escapou da clínica LVR em Colônia-Porz-Gremberghoven durante uma caminhada supervisionada. A polícia de Colônia está atualmente à procura do homem, que não foi capturado nem na noite de terça-feira. As buscas foram iniciadas com um contingente de helicópteros policiais e centenas, mas infelizmente até o momento sem sucesso. No entanto, a polícia afirma que atualmente ele não representa perigo para o público, o que pelo menos proporciona alguma garantia. Relatórios T-Online.
Onstein-Karademir, que foi colocado no sistema correcional por ordem judicial por causa de doença mental, tem uma descrição impressionante. Ele tem entre 1,70 e 1,80 metros de altura, usa jeans azul escuro, camiseta preta e tênis cinza. Também podem ser vistas duas cicatrizes distintas: uma em forma de L no antebraço e outra na mão esquerda. Uma tatuagem em forma de estrela adorna seu braço direito, enquanto ele é descrito como tendo cabelos e olhos castanhos e finos. A polícia já divulgou duas fotos para pedir ajuda ao público. Solicita-se às testemunhas que relatem qualquer anormalidade imediatamente, pelo telefone 0221 229-0 ou por e-mail para poststelle.koeln@polizei.nrw.de.
O sistema penal e seus desafios
Uma análise dos antecedentes mostra que Onstein-Karademir está sob o sistema penal devido ao seu estado mental e reduzida culpabilidade. Esta é uma área do sistema de justiça em que os criminosos são enviados para clínicas psiquiátricas forenses devido a transtornos mentais ou de dependência – em contraste com os infratores culpados que acabam em instalações correcionais. Na prisão, é importante preparar os pacientes para uma possível reintegração na sociedade.
Embora o sistema ofereça algumas opções para relaxar a sua estadia, elas estão associadas a grandes obstáculos. Excursões acompanhadas ou não acompanhadas podem ser concedidas sob certas condições. As opções terapêuticas e os contactos sociais desempenham aqui um papel central. Mas nem todo paciente está apto para esses relaxamentos. Isto pode levar a um elevado nível de incerteza, particularmente no caso de perturbações graves de personalidade. Tag24 apresenta esses aspectos.
Resta saber há quanto tempo Onstein-Karademir estava na clínica e em que condições ocorreu a fuga. Segundo especialistas, a flexibilização no sistema prisional só poderá ocorrer se houver progresso comprovado na terapia, o que levanta a questão de quão aceitável é a situação para a clínica e a sociedade. Klinikum Weißenhof oferece informações detalhadas sobre isso.
Os cidadãos são instados a manter a calma e a contactar diretamente a polícia caso vejam o fugitivo. A segurança está em primeiro lugar, mesmo que as circunstâncias desta fuga sejam perturbadoras.