Arquidiocese de Colônia não é responsável: o tribunal rejeita a compensação por dor e sofrimento

Arquidiocese de Colônia não é responsável: o tribunal rejeita a compensação por dor e sofrimento
Köln, Deutschland - No caso de abuso sexual grave que ocorreu nas décadas de 1970 e 1980, o Tribunal Regional de Colônia decidiu que a arquidiocese de Colônia não é responsável. Uma mulher de 58 anos pediu 830.000 euros com dor e sofrimento depois de ser abusada como filho adotivo de um padre. The priest in question was sentenced to twelve years in prison in 2022. The court dismissed the lawsuit due to a lack of connection between the church activity of the priest and the abuse from (lto) .
O autor foi baseado em uma reivindicação oficial de responsabilidade de acordo com a Seção 839 (1) BGB e Art. 34 GG. No entanto, o Tribunal constatou que o abuso não pode ser considerado como parte do exercício do cargo. Verificou -se também que o cuidado do filho adotivo era uma tarefa estatal e não ocorreu como parte da atividade da igreja. "Not every act of a church official is the exercise of a public office," said the court (Spiegel) .
Controvérsia sobre responsabilidade
O porta -voz do tribunal apontou que a sentença foi feita com base na lei aplicável. Matthias Katsch, da iniciativa "Tabela quadrada" em questão, expressou críticas violentas à decisão e anunciou um apelo. Ele argumenta que o julgamento mostra a ignorância da compreensão da Igreja Católica do Sacerdócio ou um viés em direção à instituição em Colônia Ao mesmo tempo, outra decisão do Tribunal Regional de Colônia traz luz à discussão sobre a responsabilidade do arcebispado por outros casos de abuso. Em um procedimento separado, o Tribunal decidiu que o arcebispado pela violência sexual é possivelmente responsável em um caso precedível por líderes de grupo voluntário. Os juízes assumiram que a administração de grupos de ministrantes diz respeito à "área central do trabalho da comunidade" e atua como um "braço estendido da diocese"
O tribunal distrital deixou claro nesses casos que nem todos os atos de padres ou seus funcionários podem ser considerados atos oficiais. Alguns deles que foram cometidos como parte das atividades da igreja certamente poderiam levar à responsabilidade do arcebispado. Isso pode ter consequências de alcance de longe para a Arquidiocese de Colônia, já que, posteriormente, cem procedimentos adicionais poderiam chegar ao arcebispado, que a instituição da igreja deve pressionar (cna) . A próxima negociação para esclarecer o valor da dor e do sofrimento ocorrerá em 29 de abril de 2025. Resta saber quais decisões o Tribunal tomará nesta matéria complexa e triste e como as fundações legais se manifestarão no futuro. Uma perspectiva para o futuro
Details | |
---|---|
Ort | Köln, Deutschland |
Quellen |