80.000 euros para a renovação do Ordensburg Vogelsang – um passo na memória!
Em 2 de julho de 2025, o antigo Ordensburg Vogelsang receberá um acordo de financiamento para renová-lo e convertê-lo em um local de tolerância.

80.000 euros para a renovação do Ordensburg Vogelsang – um passo na memória!
Esta semana foi dado um passo importante para o antigo Ordensburg Vogelsang no Parque Nacional Eifel. Em 30 de junho de 2025, a Dra. Roswitha Steinbrink, curadora local de Euskirchen da Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos (DSD), o acordo de financiamento para a renovação do muro de contenção na área do fórum e a área de chamada do antigo Ordensburg nazista. Este contrato simbólico de 80.000 euros foi entregue a Thomas Kreyes, Diretor Geral da Vogelsang IP gGmbH, e representa um apoio significativo para a área listada.
O financiamento vem de doações e receitas da loteria GlücksSpirale e faz parte de um projeto abrangente de renovação coordenado pelo DSD na Renânia do Norte-Vestfália. Esta iniciativa assume importância central não só para a preservação do monumento, mas também para a avaliação histórica do local, que teve uma história movimentada entre 1934 e 2005.
Um lugar de história
O monumento, erguido por Robert Ley, um quadro dirigente dos nacional-socialistas, serviu originalmente para treinar jovens líderes políticos do NSDAP. A partir de 1945 foi reservada para uso militar após a Segunda Guerra Mundial, antes de ser aberta à visitação em 2006. Hoje a área é usada como “Praça Internacional no Parque Nacional Eifel” e inclui um moderno centro de visitantes e exposições.
Sob o lema “Tolerância e Diversidade”, Vogelsang não deveria apenas apontar o passado sombrio, mas também atuar como um lugar de memória e educação. A área faz parte de um conceito mais amplo que serve para preservar edifícios tombados e criar um espaço de aprendizagem contemporâneo. Os custos de renovação totalizam 45 milhões de euros e os operadores esperam cerca de 300 mil visitantes anualmente.
Lembrando e processando
O DSD celebra este ano o seu 40º aniversário e está empenhado em projetos como este com grande empenho. Os ministérios, a região, o estado da Renânia do Norte-Vestfália, o governo federal e a União Europeia estão envolvidos no desenvolvimento de Vogelsang e mostram assim a importância da ligação entre história e educação.
Numerosos eventos, como a cerimónia de inauguração das instalações com a participação de convidados de destaque, destacaram o significado cultural e de memória do local. A nova exposição permanente “Destiny: Master Man” também lança um olhar sobre a história e explora o fascínio e os crimes dos castelos da ordem nazista.
Esta exposição não é apenas emocionante para os interessados em história, mas também é recomendada para aulas escolares. A equipe dedicada está empenhada em manter vivas as lições do passado e torná-las acessíveis às gerações futuras. Um aspecto particularmente importante é o exame da história local e o envolvimento reflexivo com a própria história.
É tomado cuidado para garantir que Vogelsang, como local de aprendizagem e memória, continuará a estar armado contra qualquer forma de extremismo no futuro. A Segurança do Estado está a monitorizar a região para garantir que o local histórico não seja abusado por grupos extremistas de direita.
As próximas datas de imprensa e eventos em torno da antiga Ordensburg Vogelsang prometem chamar a atenção para esta importante instituição e explorar ainda mais o seu potencial como instituição educacional. Há muita coisa na agenda para o próximo período e o compromisso de aumentar a sensibilização e a educação continua a ser uma preocupação central para todos os intervenientes.
Você pode descobrir mais sobre o financiamento e o contexto histórico da Vogelsang nos relatórios em denkmalschutz.de, nationalpark-eifel.de e deutschlandfunk.de.