Colônia soa o alarme: mega evacuação planejada por causa das bombas da Segunda Guerra Mundial!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial ocorrerá em Colônia, em 4 de junho de 2025, para desarmar três bombas da Segunda Guerra Mundial.

In Köln findet am 4. Juni 2025 die größte Evakuierung seit dem Zweiten Weltkrieg statt, um drei Weltkriegsbomben zu entschärfen.
A maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial ocorrerá em Colônia, em 4 de junho de 2025, para desarmar três bombas da Segunda Guerra Mundial.

Colônia soa o alarme: mega evacuação planejada por causa das bombas da Segunda Guerra Mundial!

Estão em curso preparativos em Colónia para a maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial. Em 2 de junho, três bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas durante trabalhos exploratórios em Colônia-Deutz: duas bombas de 20 libras e uma bomba de dez libras, todas equipadas com detonadores de impacto. Isto é relatado, entre outros, pela cidade de Colônia, que também planeja acalmar a situação na quarta-feira, 4 de junho. A próxima evacuação afecta cerca de 20.500 pessoas, entre residentes e profissionais que estarão num raio de 1.000 metros do local. Notícias de Estugarda informa que está a ser criada uma zona de perigo que inclui extensas áreas do centro histórico de Colónia e numerosas instalações.

Para onde ir com as pessoas? A cidade está a agir aqui: dois pontos de contacto para as pessoas afetadas sem alojamento privado funcionarão a partir das 8h no salão de exposições 10.1 para residentes na margem direita do Reno e na escola profissionalizante Humboldtstrasse, filial Pearlgraben 101, para aqueles na margem esquerda do Reno. Um serviço de transporte também será instalado para garantir fácil acessibilidade. Abrigos de emergência e uma linha direta ao cidadão estão disponíveis para responder perguntas e oferecer apoio. As informações estão disponíveis por meio de uma linha direta e on-line nos sites da cidade.

Os impactos vão muito além da evacuação. A RTL Deutschland já anunciou que irá alterar as suas operações. A partir das 8h, o edifício da RTL será fechado e cerca de 4.500 funcionários serão transferidos para o escritório móvel. Transmissões ao vivo, como as primeiras revistas “Point 6” e “Point 7”, são transmitidas de Colônia-Deutz. Enquanto isso, o “Ponto 8” é substituído por uma repetição de “Good Times, Bad Times”. Já a N-tv só inicia sua programação a partir das 8h em Colônia-Ossendorf. WDR também informou que o transporte público também será afetado.

Transporte público e vida na cidade

A Deutsche Bahn terá que aceitar restrições ao tráfego de longa distância a partir das 8h. A parada Colônia-Deutz/Tief será temporariamente fechada e cancelamentos e desvios também são esperados para trens entre Düsseldorf e Frankfurt. A empresa de transportes de Colônia (KVB) espera enormes interrupções no tráfego da cidade. Ônibus e veículos leves sobre trilhos passam pela área afetada, mas não param. As linhas 1, 3, 4, 5, 7, 9, 14 e 17 serão severamente afetadas. Para garantir a segurança de todos, a KVB recomenda evitar o centro da cidade na quarta-feira.

Está actualmente a ser elaborado um conceito abrangente de segurança. A ponte Hohenzollern será fechada desde o início do desarmamento e o acesso à Estação Central de Colônia na direção de Deutz não será possível até que o fechamento seja suspenso. Além disso, 58 hotéis, numerosos restaurantes e diversas instituições de ensino, incluindo nove escolas e muitas creches, tiveram de ser evacuados. O programa estrangeiro da RTL, que não pode ser transmitido ao vivo de Colônia, é transmitido alternadamente de Berlim. Cidade de Colônia enfatiza que esta é uma situação sem precedentes.

As bombas deverão ser desativadas na quarta-feira, 4 de junho. O planeamento tem em conta não só a segurança, mas também o bem-estar dos cidadãos afetados. Única na história de Colónia, esta evacuação exigirá tudo de todos os envolvidos – um desafio que a administração da cidade e as organizações de ajuda querem superar em conjunto.