Colônia soa o alarme: mega evacuação planejada por causa das bombas da Segunda Guerra Mundial!
A maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial ocorrerá em Colônia, em 4 de junho de 2025, para desarmar três bombas da Segunda Guerra Mundial.

Colônia soa o alarme: mega evacuação planejada por causa das bombas da Segunda Guerra Mundial!
Estão em curso preparativos em Colónia para a maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial. Em 2 de junho, três bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas durante trabalhos exploratórios em Colônia-Deutz: duas bombas de 20 libras e uma bomba de dez libras, todas equipadas com detonadores de impacto. Isto é relatado, entre outros, pela cidade de Colônia, que também planeja acalmar a situação na quarta-feira, 4 de junho. A próxima evacuação afecta cerca de 20.500 pessoas, entre residentes e profissionais que estarão num raio de 1.000 metros do local. Notícias de Estugarda informa que está a ser criada uma zona de perigo que inclui extensas áreas do centro histórico de Colónia e numerosas instalações.
Para onde ir com as pessoas? A cidade está a agir aqui: dois pontos de contacto para as pessoas afetadas sem alojamento privado funcionarão a partir das 8h no salão de exposições 10.1 para residentes na margem direita do Reno e na escola profissionalizante Humboldtstrasse, filial Pearlgraben 101, para aqueles na margem esquerda do Reno. Um serviço de transporte também será instalado para garantir fácil acessibilidade. Abrigos de emergência e uma linha direta ao cidadão estão disponíveis para responder perguntas e oferecer apoio. As informações estão disponíveis por meio de uma linha direta e on-line nos sites da cidade.
Os impactos vão muito além da evacuação. A RTL Deutschland já anunciou que irá alterar as suas operações. A partir das 8h, o edifício da RTL será fechado e cerca de 4.500 funcionários serão transferidos para o escritório móvel. Transmissões ao vivo, como as primeiras revistas “Point 6” e “Point 7”, são transmitidas de Colônia-Deutz. Enquanto isso, o “Ponto 8” é substituído por uma repetição de “Good Times, Bad Times”. Já a N-tv só inicia sua programação a partir das 8h em Colônia-Ossendorf. WDR também informou que o transporte público também será afetado.
Transporte público e vida na cidade
A Deutsche Bahn terá que aceitar restrições ao tráfego de longa distância a partir das 8h. A parada Colônia-Deutz/Tief será temporariamente fechada e cancelamentos e desvios também são esperados para trens entre Düsseldorf e Frankfurt. A empresa de transportes de Colônia (KVB) espera enormes interrupções no tráfego da cidade. Ônibus e veículos leves sobre trilhos passam pela área afetada, mas não param. As linhas 1, 3, 4, 5, 7, 9, 14 e 17 serão severamente afetadas. Para garantir a segurança de todos, a KVB recomenda evitar o centro da cidade na quarta-feira.
Está actualmente a ser elaborado um conceito abrangente de segurança. A ponte Hohenzollern será fechada desde o início do desarmamento e o acesso à Estação Central de Colônia na direção de Deutz não será possível até que o fechamento seja suspenso. Além disso, 58 hotéis, numerosos restaurantes e diversas instituições de ensino, incluindo nove escolas e muitas creches, tiveram de ser evacuados. O programa estrangeiro da RTL, que não pode ser transmitido ao vivo de Colônia, é transmitido alternadamente de Berlim. Cidade de Colônia enfatiza que esta é uma situação sem precedentes.
As bombas deverão ser desativadas na quarta-feira, 4 de junho. O planeamento tem em conta não só a segurança, mas também o bem-estar dos cidadãos afetados. Única na história de Colónia, esta evacuação exigirá tudo de todos os envolvidos – um desafio que a administração da cidade e as organizações de ajuda querem superar em conjunto.