Colônia se prepara para a maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Colónia, mais de 20.000 pessoas tiveram de ser evacuadas em 4 de junho de 2025 devido ao desarmamento de três bombas da Segunda Guerra Mundial.

In Köln müssen am 4. Juni 2025 über 20.000 Menschen aufgrund der Entschärfung von drei Weltkriegsbomben evakuiert werden.
Em Colónia, mais de 20.000 pessoas tiveram de ser evacuadas em 4 de junho de 2025 devido ao desarmamento de três bombas da Segunda Guerra Mundial.

Colônia se prepara para a maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial!

Uma das maiores evacuações desde o fim da Segunda Guerra Mundial é iminente em Colônia. Na quarta-feira, 4 de junho de 2025, mais 20.000 pessoas deixar suas casas e escritórios. O motivo: o desarmamento de três bombas da Segunda Guerra Mundial descobertas na segunda-feira, 2 de junho. Estas são duas bombas americanas não detonadas, cada uma pesando 20 centenas de peso e uma pesando 10 centenas de pesos.

Como medida preventiva, a evacuação inclui não apenas áreas de habitação, mas também instalações e infra-estruturas importantes. Entre outras coisas, as pessoas afetadas incluem: 58 hotéis, museus como o Museu Ludwig e o Museu Wallraf-Richartz, bem como a estação ferroviária Cologne-Messe/Deutz e uma variedade de escolas e creches. Além disso, a RTL será forçada a transmitir os seus programas a partir do escritório móvel, enquanto a Câmara Municipal de Colónia e vários lares de idosos e lares de idosos também terão de ser evacuados.

Restrições massivas no centro histórico de Colônia

Toda a área do centro histórico de Colônia está dentro do raio restrito, o que significa restrições significativas na vida cotidiana. Três pontes sobre o Reno serão fechadas, incluindo a Ponte Hohenzollern, a Ponte Deutzer e a Ponte Severins. Esta é uma mudança significativa para os residentes e para as pessoas afectadas, uma vez que o resgate aéreo também se está a tornar mais complicado, uma vez que as instalações próximas, como a clínica universitária e os lares de idosos, já estão preparadas para a evacuação e tomaram medidas de protecção adequadas.

A cidade de Colônia já deu os primeiros passos para informar as pessoas afetadas. Houve uma ampla campanha de informação através do site da cidade e das redes sociais. Da mesma forma, num incidente anterior, em 16 de maio de 2025, quando uma bomba não detonada de quinhentos pesos foi encontrada em Colónia-Lindenthal, os residentes foram informados sobre possíveis evacuações. A administração da cidade deixou claro que todas as precauções necessárias serão tomadas para garantir a segurança e fornecer apoio adequado aos residentes.

Estilo de vida sob o peso das bombas

Para muitas pessoas em Colónia, isto não é novidade: como resultado das numerosas bombas encontradas durante a guerra, há sempre desarmamentos e evacuações. Historicamente, Colônia sofreu particularmente com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial; Somente nos dias 30 e 31 de maio de 1942, ocorreu o primeiro “ataque de mil bombardeiros” da Força Aérea Real Britânica contra uma metrópole alemã. Embora a cidade tenha passado por inúmeras mitigações desde então, o esforço atual é um dos mais abrangentes que já empreendeu nos últimos anos.

Agora é necessária a ajuda e a compreensão dos residentes locais. Os planos sobre onde ficar durante a evacuação devem ser feitos com bastante antecedência para que documentos importantes e itens pessoais não sejam esquecidos. De referir ainda que não é permitido levar animais de estimação ao ponto de contacto que será instalado para os residentes afectados no Estádio Rheinenergie. A cidade também organizou transportes para facilitar a mobilidade das pessoas afetadas.

Os próximos dias serão um desafio não só para os responsáveis, mas também para a própria população de Colónia. Mas uma coisa é certa: um bom planeamento e uma abordagem prudente ajudarão a ultrapassar esta situação especial.