Nius e a luta cultural: como a democracia está ameaçada!

Nius' Dokumentation enthüllt rechtspopulistische Taktiken gegen die Zivilgesellschaft, analysiert deren Einfluss auf die Demokratie.
A documentação de Nius revela táticas populistas corretas contra a sociedade civil, analisando sua influência na democracia. (Symbolbild/MK)

Nius e a luta cultural: como a democracia está ameaçada!

Lindweiler, Deutschland - No cenário da mídia de hoje, um novo livro está causando uma sensação: sob o título "The ONG Complex", Nius derrama nos lados escuros das organizações não-governamentais (ONGs) e sua influência na política. O portal populista certo, lançado por Julian Reichelt, um ex -editor -em "Bild", pode contar com um número crescente de apoiadores que estão promovendo sua opinião sobre as mídias sociais. O artigo de bachhausen.de .

Com o tempo,

Nius mudou de um foco inicial nos verdes para uma estratégia de ataque mais ampla contra toda a sociedade civil democrática. A plataforma encala uma luta cultural real e ataca atores de destaque para semear desconfiança nas estruturas democráticas. De acordo com o autor do livro Björn Harms, publicado apenas em maio de 2025, Nius também usa personalidades bem conhecidas para legitimar essas questões e métodos de trabalho em público. As críticas também vieram do Ulrich Vosgerau, que questionou a maneira de trabalhar pela Correctiv, especialmente no que diz respeito aos relatórios sobre segredo.

A influência das ONGs

Mas o que realmente está por trás do termo "ONG Complex"? O livro revela um aparente desperdício de contribuintes e destaca as relações financeiras que as ONGs mantêm os órgãos do estado. Em um país em que a receita tributária em 2024 estava logo abaixo de um trilhão de euros e os recursos financeiros não são suficientes diante do aumento das despesas, o papel das ONGs se torna ainda mais notável. As despesas estaduais fluem, entre outras coisas, na política de migração e ajuda no desenvolvimento, e a investigação dessas estruturas e sua influência no trabalho do governo estão sendo cada vez mais desafiadas. Essas descobertas vêm de jf-buchdienst.de .

O livro não é apenas um exame crítico do papel das ONGs, mas também um apelo para analisar suas interdependências com a sociedade civil, a política e a mídia. O tópico se torna ainda mais explosivo, considerando as correntes populistas corretas na Europa, por exemplo, na Hungria, Itália ou entre os apoiadores da AFD, estão obtendo aprovação. Pesquisas indicam que o AFD pode esperar bons resultados nas próximas eleições estaduais. Essa normalização dos discursos populistas de direita poderia não apenas mudar o cenário político, mas também para sacudir as pedras angulares da democracia, como

Bleiben Sie informiert: Jeden Abend senden wir Ihnen die Artikel des Tages aus der Kategorie Lindweiler – übersichtlich als Liste.

Um jogo perigoso

Na situação atual, é de grande importância observar a disseminação de extremidades de direita que operam com o termo "estado profundo" e, em particular, se mobilizam contra projetos da sociedade civil. Esses desenvolvimentos não podem ser vistos não apenas na Alemanha, mas administrados por toda a Europa, favorecidos pelo atual debate social e de migração.

Os desafios decorrentes da ascensão do populismo direito -não devem ser subestimados: eles colocam em risco os princípios democráticos e dão ideologias extremistas mais espaço. Resta ver como o cenário político está se desenvolvendo e se as vozes da sociedade civil podem ser ouvidas enquanto estão na visão de tais ataques.

Details
OrtLindweiler, Deutschland
Quellen