Polícia pega ladrões: Idosos na mira dos bandidos!
A polícia de Colônia prende ladrões que roubaram idosos usando identidades falsas. Medidas de prevenção fortemente recomendadas.

Polícia pega ladrões: Idosos na mira dos bandidos!
Uma dupla suspeita de trapaceiro foi detida em Colônia-Nippes na quarta-feira, 2 de julho. Os dois homens, de 27 e 44 anos, foram avistados por policiais civis ao entrarem em um prédio de apartamentos. Chegando em um carro alugado, eles deixaram o prédio pouco tempo depois com dinheiro, joias de ouro e uma carteira de identidade falsa de um suposto “consultor de clientes” nas mãos. Os suspeitos se passaram por funcionários da Telekom para ter acesso ao apartamento de uma idosa de 91 anos e roubá-la. No entanto, os policiais chegaram a tempo de prender os homens depois de terem tentado um golpe semelhante contra um casal de idosos (76 e 83 anos) em Deutz, cerca de uma hora antes. Felizmente, o dono da casa percebeu a fraude antes que os perpetradores atacassem e a dupla fugisse.
A Polícia Judiciária iniciou agora investigações e verifica se os dois homens poderão ser responsáveis por outros crimes semelhantes. Os incidentes em Colónia são alarmantes, porque em 2024 foram registados cerca de 1.200 crimes contra idosos na cidade e em Leverkusen, causando danos económicos significativos no valor de milhões. Os sentimentos de vergonha e desconfiança resultantes aumentam a vulnerabilidade psicológica das vítimas, tornando a situação ainda mais perigosa.
Prevenção para idosos
Para dar voz às pessoas mais velhas e ajudá-las a permanecerem seguras no nosso mundo cada vez mais complicado, o Grupo de Teatro Feminino Sénior de Chorweiler organizou uma apresentação especial dirigida por Matthias van den Berg. Este evento trata do tema roubo fraudulento e mostra como pessoas dessa faixa etária podem se tornar vítimas de crimes de forma rápida e repentina. Com seis apresentações nos meses de primavera de 2023 em diversos centros comunitários e casas, o grupo conseguiu atrair cerca de 500 visitantes.
Nas cenas interativas, as sete atrizes com idades entre 60 e 80 anos demonstram truques atuais usados por fraudadores. A performance termina com uma discussão na qual os participantes podem conversar com a equipe de prevenção ao crime da polícia de Colônia para receber dicas e estratégias valiosas sobre como podem proteger melhor a si mesmos e a seus familiares.
Iluminação através da informação
O Ministério Federal da Família, Idosos, Mulheres e Jovens também publicou a brochura “Adivinhe de quem é a vez?” lançado. Ela mostra os métodos que os criminosos usam para tentar enganar os idosos com mentiras e truques, a fim de colocar as mãos em seus bens. Esta informação está à disposição de todos os interessados e serve como um valioso apoio no combate a este tipo de crime.
No geral, é fundamental que os idosos e suas famílias permaneçam vigilantes. As abordagens dos perpetradores são variadas: fingem ser familiares ao telefone ou fingem ser artesãos à porta da frente. Muitas vezes colocam as vítimas sob enorme pressão ou oferecem “negócios supostamente muito bons” para lhes tirar o dinheiro. A questão permanece: todos devem manter os olhos abertos e estar conscientes dos riscos.
Para mais informações sobre este tema, os interessados podem ler os artigos em Folhas publicitárias renanas, cidade de colônia e bmfsfj visita.