Estresse de Natal: dicas para uma comemoração sem dor, apesar da pressão!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aprenda como o estresse durante as festas de fim de ano pode aumentar a dor crônica e quais estratégias de enfrentamento podem ajudar.

Erfahren Sie, wie Stress in der Weihnachtszeit chronische Schmerzen verstärken kann und welche Strategien zur Bewältigung helfen.
Aprenda como o estresse durante as festas de fim de ano pode aumentar a dor crônica e quais estratégias de enfrentamento podem ajudar.

Estresse de Natal: dicas para uma comemoração sem dor, apesar da pressão!

Para muitas pessoas, a época do Natal é mais do que apenas um momento contemplativo – também pode se tornar uma pura armadilha de estresse. O tempo do Advento representa um desafio particular, especialmente para quem sofre de dores crónicas. De acordo com um relatório de Indicador de círculo O estresse é um verdadeiro amplificador da dor, principalmente nas doenças inflamatórias crônicas. Martina Janning, uma treinadora experiente para quem sofre de reumatismo, enfatiza que o estresse e a dor podem formar uma espécie de aliança profana que aumenta significativamente o nível de sofrimento.

A fase estressante começa no Advento e atinge seu ápice na véspera de Natal, com possível pós-combustão até a passagem de ano. É por isso que é especialmente importante fazer uma pausa após as férias e cuidar de si mesmo. Os primeiros sinais de estresse costumam ser inquietação e desconforto internos, que muitas pessoas não deveriam ignorar.

Lidando com o estresse durante o Advento

Então, como você lida com essa pressão? Retiros durante dias agitados são essenciais, mesmo que o tempo esteja frequentemente ocupado. Uma curta caminhada ou um momento em um ambiente silencioso, como o banheiro, pode fazer maravilhas. A AOK recomenda a integração de exercícios respiratórios particularmente simples na vida cotidiana que podem ser implementados em cerca de cinco a dez minutos. Você se senta confortavelmente e ereto, fecha os olhos e se concentra na própria respiração enquanto deixa seus pensamentos vagarem.

Mas não são apenas os exercícios de abstinência e respiração que ajudam, mas também o planejamento prévio. Alto NDR Um estudo mostra que 25% dos entrevistados acham o Natal muito estressante, e não sem razão: grandes expectativas em relação às festas, casas coroadas e comemorações harmoniosas aumentam ainda mais a pressão. O idealismo que a publicidade e as redes sociais alimentam contribui para a espiral do stress.

Mantenha as expectativas realistas

É importante questionar suas próprias expectativas para as férias. O professor Dr. Christian Roesler, da Universidade da Bundeswehr em Munique, recomenda a autorreflexão para esclarecer o que você realmente espera do Natal. Surpreendentemente, 51% dos participantes do estudo disseram que gostariam de ter menos expectativas para a celebração. Talvez esta seja a chave para uma celebração mais descontraída?

Outro problema que surge continuamente são as discussões durante as férias. Uma pesquisa descobriu que cerca de 24% dos entrevistados discutem sempre ou ocasionalmente no Natal. Os conflitos que foram adiados durante o ano muitas vezes vêm à tona durante as férias. Em particular, a comunicação com parceiros e pais está frequentemente em risco.

Para administrar o estresse, os familiares devem conversar sobre suas necessidades e, principalmente, lidar com os contratempos. Se você criar oportunidades de retiro e conhecer seus próprios limites, poderá achar a época do Natal alegre e relaxante. As dicas de OK acabam por ser úteis: um planeamento claro e a aceitação das próprias necessidades é o caminho para uma celebração mais harmoniosa e sem stress.