Proust matinée em Colônia: um festival de literatura em 6 de julho de 2025
No dia 6 de julho de 2025, a Sociedade Marcel Proust celebrará uma matinê em Colônia-Lindenthal com palestras e música.

Proust matinée em Colônia: um festival de literatura em 6 de julho de 2025
A expectativa está aumentando! A tradicional Proust Matinée da Sociedade Marcel Proust acontecerá em Colônia-Lindenthal no dia 6 de julho de 2025. Sob a direção de Bacon puro, que dará as boas-vindas aos convidados, uma programação diversificada em torno do legado literário de Marcel Proust aguarda os visitantes.
Este ano, os organizadores aguardam com grande esperança o número de membros: o objetivo da sociedade é crescer dos atuais 520 membros para 800. Eles se concentram no intercâmbio entre amantes da literatura e na acessibilidade da obra de Proust a um público jovem nos países de língua alemã, uma preocupação central dos desenvolvimentos futuros desta respeitada comunidade, que foi fundada em 1982 para comemorar o 60º aniversário da morte de Proust. [ Relatórios da Wikipédia sobre o fato de a sociedade organizar regularmente simpósios, matinês e exposições internacionais. ]
Insights e acompanhamento musical
Vários palestrantes darão sua opinião na matinê. Então fale Walburga Hülk-Althoff sobre “Marcel Proust, le père Hugo e a ‘garra do gênio’” e Jurgen Ritte oferecerá novas perspectivas sobre a obra do escritor francês em sua palestra “Nouveautés proustiennes et parisiennes”. Juntas, as palestras são acompanhadas por música de piano tocada por Sheila Arnold, Tom Pauls e Antoine Chrétien.
Destaque especial para a carta de Édouard Risler de 1899, impressa no verso do programa e que lembra o universo musical de Proust. Além disso, irá Bernt Hahn leitura de textos de Marcel Proust e Jacques Rivière, enquanto o programa da tarde inclui uma homenagem a Jacques Rivière com diversas outras palestras.
Convite para adesão
A principal tarefa da Sociedade Marcel Proust é promover o intercâmbio literário e se estabeleceu como um dos maiores organismos literários da Alemanha. Sob a liderança de Reiner Speck, presidente da sociedade desde a sua fundação, e do secretário-geral Alexis Eideneier, as portas estão abertas para novos membros. Qualquer pessoa interessada está calorosamente convidada a fazer parte desta comunidade animada e recorrer ao legado literário de Marcel Proust.
Para quem deseja conhecer mais de perto o trabalho de Proust, a sociedade disponibiliza regularmente séries de publicações através da Insel Verlag, incluindo monografias e materiais para simpósios. A opção de exportação do arquivo possibilita o download de artigos e resultados de pesquisas sobre Proust de forma conveniente e em diversos formatos.