Bandeiras brancas na Hohe Straße: Colônia está lutando contra o calor!
Em Colônia, bandeiras brancas estão hasteadas na Hohe Straße desde junho de 2025, a fim de melhorar o clima da cidade e aumentar a qualidade da estadia.

Bandeiras brancas na Hohe Straße: Colônia está lutando contra o calor!
No centro de Colônia, bandeiras brancas foram hasteadas recentemente na Hohe Strasse. Este novo projeto visa melhorar o clima na movimentada rua comercial, principalmente nos dias mais quentes de verão. Hohe Straße, uma das ruas comerciais mais antigas e movimentadas da Alemanha, é muitas vezes vista pela crítica como negligenciada e como uma rua comercial barata. O desafio reside na estrutura estreita e medieval da rua, que deixa pouco espaço para vegetação ou elementos de refrigeração. Mas as bandeiras brancas recentemente instaladas entre as casas 121 e 131 tentam trazer uma lufada de ar fresco à experiência de compra e proporcionar sombra.
O projeto foi iniciado pela Stadtmarketing Köln e.V. e apoiado pelo “Fundo de Descarte da Cidade de Colônia”. O apoio científico do “Laboratório Climático do Centro da Cidade de Colônia” – uma cooperação entre a Universidade de Colônia e Aachener Grund Vermögens – garante que a medida seja submetida a uma avaliação minuciosa. Os alunos analisam a evolução da temperatura nas zonas com e sem bandeiras através de estações de medição instaladas. O objectivo é avaliar a eficácia dos elementos de sombreamento e assim obter conhecimentos que também poderão ser importantes para futuras medidas no centro da cidade. Mesmo que as medições de Colónia se concentrem nas condições locais, poderão servir de modelo para projectos semelhantes noutras cidades.
Proteção climática em Colônia
Mas as bandeiras brancas não são a única medida em Colónia contra as alterações climáticas. A protecção do clima inclui medidas de longo alcance para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. O cidadão alemão médio produz actualmente cerca de 9 toneladas de emissões de CO2 por ano, enquanto a meta deverá cair para 1,5 toneladas per capita por ano. Para conseguir isso, são necessárias mudanças profundas nos nossos estilos de vida habituais, no fornecimento de energia e no comportamento do consumidor. Todos podem agir de forma positiva em termos climáticos através de medidas simples na vida quotidiana: seja através da utilização de fontes de energia renováveis ou de uma mobilidade amiga do clima, como autocarros, comboios ou bicicletas, como sublinhado em stadt-koeln.de.
A importância da ecologização urbana
Outro aspecto importante da melhoria do clima urbano é a ecologização urbana. Isto tornou-se mais importante em tempos de mudanças climáticas e aumento das temperaturas nas cidades. As áreas verdes reduzem as chamadas ilhas de calor e aumentam a qualidade de vida, reduzindo o ruído e retendo a poeira fina. As plantas não só ajudam a absorver poluentes e a produzir oxigénio, como também promovem a biodiversidade ao criar habitats para uma variedade de espécies de plantas e animais. Projetos como o de Colónia mostram que a integração de elementos que proporcionam sombra é importante e deve ser cuidadosamente planeada e mantida.
O objetivo de longo prazo dos responsáveis em Colônia é estabelecer a Hohe Straße como uma entrada de alta qualidade com uma estadia de alta qualidade. Em 2022, foi adotada a “Declaração de Missão para as lojas Hohe Straße e Schildergasse”, que divide as duas ruas comerciais em seis bairros ecológicos e esteticamente projetados. Esta visão não será importante apenas para as populações locais, mas também poderá servir de modelo para outras cidades interessadas em medidas semelhantes de promoção climática. Além disso, a integração contínua de espaços verdes no planeamento urbano poderia dar um contributo importante para a redução das temperaturas superficiais e para o aumento da qualidade de vida nas zonas urbanas.
O centro da cidade de Colónia está num ponto de viragem – algo está realmente a acontecer. Utilizando uma combinação de ideias criativas e análises científicas, a cidade está a trabalhar em conjunto para um modelo futuro resiliente ao clima.