Colônia CSD: 60.000 celebrações estabeleceram um sinal de direitos queer!

Zehntausende feiern beim Kölner Christopher Street Day 2025 für die LGBTQIA+-Rechte in einer spektakulären Parade durch die Innenstadt.
Dezenas de milhares comemoram no Dia de Colônia Christopher Street 2025 pelos direitos LGBTQIA+em um desfile espetacular pelo centro da cidade. (Symbolbild/MK)

Colônia CSD: 60.000 celebrações estabeleceram um sinal de direitos queer!

Köln, Deutschland - No domingo, foi mais uma vez: um dos maiores movimentos para o Christopher Street Day (CSD) em Colônia forneceu um desfile colorido que serpenteava pelo centro da cidade. No total, dezenas de milhares de pessoas participaram da celebração, e mesmo a chuva temporariamente não conseguiu obscurecer o humor. Os organizadores esperavam um grande número de participantes de até 60.000 e foram capazes de estabelecer números realmente impressionantes com cerca de 90 carros do festival. Um banquete para os sentidos, e não apenas os espectadores nas ruas passaram a apreciar a agitação, também numerosos políticos mostraram presença, incluindo o ministro federal do trabalho Bärbel Bas (SPD) e o ex -ministro federal da saúde Karl Lauterbach (SPD).

Todas as partes do desfile viviam o lema deste ano "para os direitos queer. Muitos. Juntos. Strong", o que é particularmente importante na atual situação climática política. De acordo com zdf , o representante queer do governo federal, Sophie Koch, foi preocupado com o aumento do queda em fina-fina. Jens Pielhau, o Conselho da Associação de Colônia, enfatizou a importância da liberdade e da auto -imagem para caminhar pacificamente por seus próprios direitos.

Um fundo histórico

As raízes do CSD remontam à década de 1960 e estão intimamente ligadas à revolta de Stonewall em Nova York, que é considerada o ponto de virada para o movimento LGBTQIA+. Em 1969, houve severos confrontos entre ativistas e forças de segurança e, desde então, o CSD se tornou uma plataforma importante para as pessoas de visibilidade e de direita. , o stonewall não era apenas um encontro de um encontro para o dia, mas a pousada não era apenas um encontro para a reposição de um dos dois, o Stonewall não era apenas um encontro de um encontro para o dia, mas a pousada não era apenas um encontro para o que não foi apenas um encontro para o que não foi apenas um encontro para o que se renderia, o Plata da Plata. Omnipresente na época.

O CSD em Colônia é agora um dos maiores do gênero na Europa, apenas o CSD em Berlim pode acompanhar. Todos os anos, o evento atrai pessoas queer, mas também seus apoiadores, que sublinha a necessidade de igualdade e visibilidade. É uma vitrine para a diversidade da sociedade e um pedido para continuar envolvido na discriminação.

Segurança e desafios

Apesar do humor positivo, as preocupações de segurança não podem ser ignoradas. A polícia estava no local para proteger o evento para proteger o evento, e houve avisos claros sobre a hostilidade iminente à comunidade LGBTQIA+, como em DetailsOrtKöln, DeutschlandQuellen