Colônia em estado de emergência: 20.000 pessoas tiveram que ser evacuadas por causa das bombas!
Em Colónia-Deutz, 20.000 pessoas tiveram de ser evacuadas devido a três bombas da Segunda Guerra Mundial, enquanto a RTL ajustava a sua programação.

Colônia em estado de emergência: 20.000 pessoas tiveram que ser evacuadas por causa das bombas!
Actualmente há muita actividade em Colónia-Deutz, tudo num espírito de segurança: três bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas e estão a forçar a cidade a realizar extensas medidas de evacuação. Nesta quarta-feira, 4 de junho de 2025, cerca de 20 mil pessoas terão que deixar suas casas para alcançar um local seguro. São duas bombas de 20 quintais e uma bomba de 10 quintais de design americano, equipadas com detonadores de impacto. A evacuação abrange uma zona de perigo com um raio de 1.000 metros, que afecta importantes instituições culturais como o Museu Ludwig, bem como a Lanxess Arena e a Philharmonie, relatórios RTL.
A cidade de Colônia, em colaboração com o serviço de eliminação de material explosivo do governo distrital de Düsseldorf e o escritório de ordem pública de Colônia, está garantindo que a evacuação ocorra sem problemas. A evacuação intensiva é descrita como uma das maiores dos últimos anos. Importantes rotas de transporte também são afetadas por esta medida, incluindo várias pontes do Reno e a estação ferroviária de Messe/Deutz, o que afeta significativamente a mobilidade na cidade.
Mudanças no programa RTL
A estação de televisão RTL também é afetada pelas descobertas das bombas e é forçada a adaptar o seu programa num curto espaço de tempo. A partir de quinta-feira, os formatos de notícias “Ponto 6”, “Ponto 7”, “Ponto 8” e “Ponto 12” serão transmitidos a partir do estúdio da capital em Berlim. Esta é a segunda mudança consecutiva de programa que remonta ao desarmamento da bomba em Colónia-Deutz. Todas as futuras transmissões serão gravadas com antecedência para garantir a segurança dos funcionários, aponta T-Online.
Tal como as medidas de resgate, a mudança do programa RTL mostra que a cidade e as suas instalações são muito valorizadas, mesmo em tempos de crise. Os funcionários da RTL Deutschland em Colônia trabalham no escritório móvel tanto quanto possível, enquanto o programa diário atual da n-tv é produzido em Colônia-Ossendorf a partir das 7h.
Evacuação e retorno de residentes
A evacuação começa nas primeiras horas da manhã. Os residentes são incentivados a levar consigo itens essenciais, como carteiras de identidade, medicamentos e comida para bebês. No entanto, os amantes dos animais estão em desvantagem: os animais de estimação não podem entrar no ponto de contacto. Este está localizado no ginásio da escola profissionalizante Humboldstrasse, onde alguns dos afetados passam a noite enquanto outros procuram alojamento alternativo. É fornecido um serviço de transporte médico para pessoas doentes ou com dificuldades de locomoção. disse WDR.
A evacuação em si levará algumas horas e os bloqueios espaciais terão de ser mantidos até que as bombas sejam desarmadas e transportadas com segurança. Mesmo que os residentes tenham de abandonar temporariamente as suas quatro paredes, já está claro que muitos deles poderão em breve regressar às suas casas após desactivação e resgate. No entanto, continuará a ser emocionante até que os encerramentos oficiais sejam completamente suspensos e a vida em Colónia-Deutz regresse ao seu curso normal.