A Catedral de Colônia comemora 777 anos: um aniversário cheio de história e desafios!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2025, a Catedral de Colônia celebrará o 777º aniversário do lançamento da pedra fundamental, um importante legado da história gótica e alemã.

Der Kölner Dom feiert 2025 sein 777-jähriges Jubiläum der Grundsteinlegung, ein bedeutendes Erbe der Gotik und deutscher Geschichte.
Em 2025, a Catedral de Colônia celebrará o 777º aniversário do lançamento da pedra fundamental, um importante legado da história gótica e alemã.

A Catedral de Colônia comemora 777 anos: um aniversário cheio de história e desafios!

Hoje, 15 de agosto de 2025, o povo de Colônia comemora um aniversário muito especial: a Catedral de Colônia comemora 777 anos desde o lançamento da pedra fundamental! Este edifício impressionante, que ainda hoje molda a paisagem urbana, ganhou vida em 15 de agosto de 1248 sob o então arcebispo Konrad von Hochstaden. Embora muitas celebrações e retrospectivas ocorram hoje, a sequência exata de lançamento da pedra fundamental ainda é um mistério. A pedra fundamental provavelmente foi colocada em um poço, mas como ela permanece desconhecida até hoje Rádio Catedral relatado.

A história da catedral é marcada por desafios e rupturas. Ao longo dos séculos, ocorreram repetidas interrupções na construção, por exemplo devido à peste devastadora de 1348 e à Reforma, o que levou à interrupção do projecto de construção por volta de 1520. Curiosamente, a planta do edifício já estava praticamente concluída nesta altura, embora o estilo gótico tivesse caído em desuso na altura. Mestre Gerhard, o primeiro arquiteto da catedral, reuniu inspiração técnica na França e a implementou em Colônia.

Um projeto de prestígio com história

Somente no século 19 é que um novo impulso entrou nas obras de construção da catedral, quando a construção foi oficialmente retomada em 1842. A catedral, que foi declarada concluída em 1880 após impressionantes 632 anos, desde então se estabeleceu não apenas como uma obra-prima arquitetônica, mas também como um lugar que molda fortemente a identificação dos cidadãos de Colônia, independentemente de sua filiação religiosa. Desde então, as pessoas têm raízes profundas nesta estrutura icónica, como evidenciado pelos esforços de restauração e conservação que deverão durar até 2070, antes de o lado norte ser abordado.

Uma peculiaridade interessante: a Catedral de Colônia tem uma altura notável de 157 metros e é considerada um projeto de prestígio mesmo fora dos limites da cidade. Mas apesar de todo o trabalho e progresso, continua a ser questionável se a catedral algum dia será totalmente concluída, como mostra a história. Algumas etapas importantes na história da catedral incluem:

  • 1248: Grundsteinlegung
  • 1322: Chorweihe und Fortschritt im Bau
  • 1560: Einstellung des Baubetriebs
  • 1794: Nutzung des Doms als Futtermagazin und Gefangenenlager
  • 1815: Der Dom wird Symbol der deutschen Nationalbewegung

Um olhar para o futuro

Os atuais esforços de restauração estão concentrados no lado sul da catedral, e as obras de construção da catedral continuam dedicadas a reparar os danos causados ​​durante a Segunda Guerra Mundial. Há muito que fazer aqui e a responsabilidade pela manutenção deste importante edifício é passada de geração em geração.

Ainda não se sabe se a Catedral de Colônia algum dia estará em perfeitas condições, mas a arquitetura e a história que ela conta continuarão a atrair e inspirar pessoas de todo o mundo.

Memórias serão celebradas e histórias recontadas enquanto a cidade planeja celebrações suntuosas que homenageiam o legado da catedral. Para os habitantes de Colónia, este dia não é apenas um olhar para trás, mas também um olhar para o futuro, que moldarão juntamente com a sua catedral.