Novo pombal em Colônia-Kalk: solução sustentável contra pragas de pombos!
O novo pombal é inaugurado em Colônia-Kalk para o controle sustentável da população de pombos. Apoio de uma equipe de voluntários.

Novo pombal em Colônia-Kalk: solução sustentável contra pragas de pombos!
Algo está acontecendo em Colônia - no melhor sentido da palavra quando se trata dos pombos urbanos! Um novo pombal abriu as suas portas no telhado do parque de estacionamento Köln Arcaden em Kalk, e a iniciativa “Veedels-Tauben” garantiu que um conceito bem pensado baseado no modelo de Augsburg fosse implementado aqui. Conforme relata verliebtinkoeln.com, o contêiner no exterior foi instalado no final de 2024 e iniciado em janeiro de 2025.
Antes da inauguração, foi erguida uma cerca de construção e instalada uma câmera com função de visão noturna para aumentar a segurança. O pombal pretende resolver o problema dos pombos urbanos de uma forma sustentável. Aqui, aos visitantes emplumados é oferecida muita comida, água e locais seguros para nidificar, o que beneficia não só os pombos, mas também os residentes da zona.
Um conceito bem pensado
O modelo é baseado em estratégias de sucesso que têm sido usadas em Augsburg desde 2019. Os pombais também funcionam lá de várias formas, inclusive em edifícios classificados e em locais muito frequentados. Como relata augsburg.de, os responsáveis dependem do fornecimento de alimentos apropriados para a espécie e da limpeza regular dos pombais. Até cinco toneladas de excrementos de pombos por ano são amarrados e descartados, o que ajuda a reduzir o fardo para a cidade.
Uma simpática equipa acolhe os animais no pombal de Colónia e a utilização de “pombos chamariz” pretende atrair mais pombos. Até 50 amigos emplumados podem encontrar um lugar seguro para passar a noite lá. As trocas regulares de ovos, nas quais os ovos verdadeiros são substituídos por bonecos, são uma parte central do controlo populacional. Atualmente são trocados entre 20 e 30 ovos por mês, o que dá uma importante contribuição para o controle da população de pombos.
Medidas de controle populacional bem-sucedidas
Mas o que acontece se os pombos causarem problemas em outros locais, como espaços públicos? É aqui que entram em jogo várias medidas que provaram ser bem sucedidas em cidades como Colónia, Solingen e Wuppertal. De acordo com stadttaubenkollektiv.org, pombais gerenciados são um método bem-sucedido e favorável ao bem-estar animal para reduzir a população de pombos. Os pombos que se reproduzem nestes pombais garantem que haja menos excrementos nos edifícios circundantes.
Além disso, existem alternativas como esterilizar pombos machos para evitar que se reproduzam. Porém, esse método minimamente invasivo, que requer ultrassonografia antes do procedimento, deve ser realizado com cautela para evitar complicações. Os custos e o esforço são proporcionais à eficácia, mas a abordagem garante que o bem-estar animal seja mantido.
Através da combinação de cuidados adequados à espécie e de várias medidas de controlo, a cidade de Colónia será capaz de regular de forma sustentável a população de pombos. A equipa que se voluntaria para cuidar do pombal também desempenha um papel crucial neste projecto. Juntos, eles garantem a criação de uma coexistência harmoniosa entre humanos e animais.
Resta saber quais serão os próximos passos e se o pombal trará o resultado desejado. O facto é que com o novo projecto, os residentes de Kalk pelo menos têm uma boa mão no que diz respeito aos temas de controlo de pombos e desenho urbano. Só podemos esperar que outras cidades também sigam esta abordagem inovadora.