Calor em Euskirchen: SPD propõe névoa de água – cidade rejeita!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A cidade de Euskirchen rejeita sistemas de nebulização térmica: o SPD pede refrigeração no Alter Markt, enquanto soluções sustentáveis ​​são priorizadas.

Die Stadt Euskirchen lehnt Hitzevernebelungsanlage ab: SPD fordert Kühlung auf dem Alten Markt, während nachhaltige Lösungen priorisiert werden.
A cidade de Euskirchen rejeita sistemas de nebulização térmica: o SPD pede refrigeração no Alter Markt, enquanto soluções sustentáveis ​​são priorizadas.

Calor em Euskirchen: SPD propõe névoa de água – cidade rejeita!

No centro de Euskirchen, uma proposta do SPD para reduzir o calor causou agitação e duras discussões no conselho municipal. A ideia era instalar no Mercado Antigo os chamados sistemas de nebulização, que pulverizariam névoa de água e, assim, reduziriam a temperatura no local. Mas os requerentes tiveram de aceitar uma rejeição clara, como relata ksta.de. Dos 59 vereadores, apenas 15 votaram a favor da proposta, enquanto a administração municipal e o prefeito Sacha Reichelt (CDU) consideraram a ideia infeliz e, em vez disso, propuseram a praça na planejada nova prefeitura.

O líder do grupo parlamentar do SPD, Michael Höllmann, enfatizou que as áreas isoladas no centro da cidade aquecem enormemente no verão, o que afeta particularmente os grupos vulneráveis. Isto não é apenas alarmismo, mas um problema sério. Como exemplo, referiu Colónia, onde mangueiras de água perfuradas podem reduzir as temperaturas até 14 graus Celsius. No entanto, a administração municipal respondeu que, embora os nebulizadores de água proporcionem arrefecimento a curto prazo, não combatem eficazmente as causas do calor.

Alternativas sustentáveis ​​em foco

Em vez disso, a administração recomendou confiar mais em árvores e espaços verdes para garantir o arrefecimento a longo prazo no centro da cidade. Os críticos, especialmente da CDU e do FDP, expressaram preocupações sobre a implementação técnica e consideraram as estelas de nebulização desnecessárias. O FDP chamou ainda a atenção para a importância de uma piscina exterior no centro da cidade para oferecer aos citadinos uma alternativa refrescante.

Mas o calor é apenas parte da mudança que a cidade de Euskirchen está a passar. A cidade está atualmente a planear iniciar a transição para o aquecimento em colaboração com a e-regio. Até ao final de 2024, deverá ser desenvolvido um plano de aquecimento que apresente alternativas económicas e respeitadoras do clima ao fornecimento de calor em diversas zonas urbanas. No âmbito desta iniciativa, estão também a ser examinados potenciais térmicos, como o calor residual industrial e as energias renováveis. O objetivo é alcançar um fornecimento de calor neutro para o clima em Euskirchen até 2045, a fim de enfrentar os desafios das alterações climáticas, como também é discutido em das-wissen.de.

Adaptação climática e resiliência

A necessidade de adaptação às alterações climáticas está também a tornar-se cada vez mais relevante em muitas cidades em todo o mundo, a fim de reforçar a resiliência e reduzir a vulnerabilidade. São necessárias estratégias científicas que promovam o planeamento integrado e a gestão sustentável. Uma pedra angular destas abordagens é a expansão dos espaços verdes, a utilização inteligente dos recursos hídricos e o desenvolvimento de infraestruturas resilientes.

Uma combinação bem sucedida de inovação técnica e pensamento verde também poderia entrar em jogo em Euskirchen. Em última análise, todos podem beneficiar do desenvolvimento urbano sustentável. Os cidadãos e as empresas, em particular, são chamados a participar activamente no processo de desenvolvimento, a fim de terem uma boa influência no futuro da cidade.

No geral, as discussões sobre os sistemas de nebulização e a transição térmica mostram como é importante trabalhar em conjunto em soluções implementáveis ​​para enfrentar o calor e os desafios das alterações climáticas em Euskirchen.